12 setembro, 2007

a paixão da minha adolescência

não foi a primeira, tive com toda a certeza várias até aquela, costumo dizer que o paulo filipe foi a paixão da minha adolescência. Foram dez meses sónicos. começou quando andava no nono ano, sobreviveu às férias e continuou no liceu.

um dia pedimos para o conhecer, eu e a minha melhor amiga e companheira de todos os momentos; outro para tirar uma fotografia e; conversa puxa conversa lá conseguimos conquistar um espaçinho pequeno no seu mundo. procurá-lo com os olhos e o coração nas mãos nos intervalos ou os olhares contabilizados e trocados eram uma constante. não correspondido, declaradamente. o primeiro rapaz por quem chorei. o primeiro rapaz por quem não jantei, pela primeira vez. o rapaz que, não gostando de basquete, me fazia ir ver os jogos e até me deixou o bichinho que me levou depois a jogar. o rapaz que adorava, há muito tempo, uma das minhas rivais na altura e que hoje é das minhas melhores amigas.

um dia vi-o chorar. uma dia percebi que se não fosse uma era outra, mas nunca eu. um dia desisti e deixei de querer gostar de quem não gostava de mim.

sei dele. na verdade encontrei-o no verão passado. ele não estava certo de mim nem do meu nome. e eu disse-lhe, que mau, que mau, que eu tinha sido apaixonada por ele e ele não se lembrava de mim. os nove anos que separavam a nossa adolescência fizeram-no arrepender-se um bocadinho de não se lembrar de mim, mas eu fiz questão de vir embora sem trocar o número de telefone sequer. atrás das costas. sem mais nada.

fomos mantendo contacto, a partir do hi5 e à custa do msn e voltamos a ver-nos o ano passado no jantar de ex-alunos da escola onde andamos e desde então mas nunca mais falámos.

e embora mantenha a forte lembrança e tudo o que representou para mim, a magia, que era ainda adolescente, dissipou-se, no mundo dos adultos que hoje somos.

(e filipe é um dos meus nomes preferidos desde então!)

a minha primeira paixão

Sim, lembro-me da minha primeira paixão (ou já seria amor?) Eu tinha 12 anos, ele também. Chamava-se Hugo Gomes e tinha uns olhos castanhos lindos, um sorriso rasgado e umas covinhas nas bochechas que me deixavam completamente de rastos... Era meu colega de turma e andámos um ano inteiro a "seduzir-nos" mutuamente sem nada ter acontecido. Lembro-me que sempre que ele olhava para mim, sentia uma coisa tão estranha, mas tão estranha, que ficava apática e sem conseguir balbuciar uma palavra. Talvez fossem borboletas na barriga, quem sabe...
Pediu-me uma vez em namoro e eu recusei, por vergonha. Tão inocentes que éramos... ainda hoje guardo a folha de papel onde ele escreveu em letras enormes que me amava.

Não sei dele, perdi-lhe o rasto há muito tempo. Mas ainda me lembro todos os anos do seu aniversário: 3 de Agosto.

A minha 1a Paixão



Lembro-me da primeira paixão. Joana R. é o nome dela! Era colega de turma e morava ao pé da escola! Não sei o que mais me atraiu nela, talvez os olhos, talvez o sorriso. Era criança e não sabia o que era sentir algo (para além de dor é claro). Talvez com pormenores, ela marcou a maneira como vejo as pessoas. Nunca lho disse, nem nunca assumi tal paixão!

Depois de ver este filme, recordei o passado... Soube bem!

Lembras-te da tua primeira paixão?